/** PIXELS **/ /** PIXELS **/


A LIBERDADE CRIATIVA EM CONCURSOS DE IDEIAS
Ao participar de concursos de ideias, estudantes e profissionais de arquitetura tem a possibilidade de projetar com maior liberdade à criatividade.

Todos nós conhecemos o fato de a arquitetura ser uma profissão de cobranças. Somos cobrados desde o primeiro dia de aula na faculdade com projetos, maquetes e outros tipos de trabalhos. Todos envolvem metodologia, técnica, criatividade e uma boa organização de tempo.

No mundo corporativo não é diferente! Os profissionais da arquitetura estão constantemente sob julgo de clientes, empresas e em uma acirrada competição entre colegas. Sim, tudo isso faz com que muitas vezes o estudante ou o profissional de arquitetura não consiga usufruir de sua própria liberdade criativa. Como assim? A liberdade criativa vai bem além de simplesmente projetar visando a realidade. É o momento em que o arquiteto pode colocar no papel uma super-ideia, que poderá ou não ser executada na prática. Em concursos de ideia, ter essa liberdade é primordial. 

A liberdade criativa em um concurso de ideias

É claro que o participante de um concurso de ideias não poderá fazer tudo ao seu jeito ou como bem entender. Existem regras, regulamentos, prazos e condições mínimas a serem cumpridas e geralmente exigidas no edital. No entanto, projetar para um concurso onde o que é mais importante é a ideia, torna o projeto muito mais livre, muito mais fluído para a criatividade.

Obviamente os quesitos técnicos dos aspectos reais não são dispensáveis. Mas muitas vezes, tornam-se acessórios diante ao foco da ideia central. A ideia é o diferencial e é ela que o participante deve priorizar.

Arquitetos de Nova York explicam sobre a liberdade criativa

Jianshi Wu e Yitan Sun são dois arquitetos embasados em Nova York. Eles venceram em primeiro lugar o eVolo International Skyscraper Competition, um importante e concorrido concurso de ideias dos Estados Unidos. O projeto desses arquitetos consiste em construir um parque subterrâneo sob o Central Park. Segundo eles, cavar e criar um parque subterrâneo significa que haveria muitas preocupações práticas. Por exemplo, a preocupação com água subterrânea, tubulações, sistemas de metrô, consistência do solo etc. Se tivessem escolhido abordar cada uma dessas questões com critérios amparados na realidade, teriam dispensado tempo e energia explicado como cada um deles poderiam ser resolvidos ou não. E isso, certamente enfraqueceria a ideia central da proposta. 

Qual o ponto central disso? Podemos explicar com  o próprio Concurso 002 – Habitação Temporária para Refugiados promovido pela Concurso Arquitetura. O objetivo do concurso é de que os participantes desenvolvam suas ideias para projetarem uma habitação de caráter temporário com até 25 m². Esse é o foco! Caso os participantes dispensem energia e criatividade tentando resolver todos os problemas de um campo de refugiados (infraestrutura, saneamento, energia elétrica) corre o risco de enfraquecer a ideia central.

Sendo assim, o participante pode voar, dar liberdade ao pensamento de forma mais livre. E esse é o diferencial maior a comparar com uma sala de aula, a vida profissional ou um concurso de projetos reais. 

Concurso de ideias x concurso público ou de projetos

Vale lembrar que usufruir da liberdade criativa é muito mais válida nos concursos de ideias. Esse tipo de concurso, em geral, não promove a  perspectiva de que serão implantados na realidade. Isso é bem diferente de um concurso público ou de projeto com previsão de implantação. Nesses casos, é essencial que o participante analise todas as condicionantes reais para a estruturação de seu projeto caso queira ter uma boa colocação na competição.

Com isso, participar de um concurso de ideias traz inúmeras vantagens aos participantes desafiados por um tema. Isso é importante pois, através da competição, é possível estimular o potencial criativo. Um estímulo que permite maior liberdade, ao passo que o participante pode, inclusive, se autoavaliar. Se estudante ou profissional de arquitetura, participe de concursos de ideias, as vantagens ao seu crescimento, tenha certeza, vão muito além do prêmio. 

foto