/** PIXELS **/ /** PIXELS **/


CONHEÇA A CONCURSO ARQUITETURA
A Concurso Arquitetura é uma plataforma que visa fomentar a criatividade e a arquitetura inovadora por meio da realização de concursos de ideias de projetos

A CONCURSO ARQUITETURA nasceu de um sonho. O sonho de colaborar para uma arquitetura mais criativa, inovadora e transformadora para as futuras gerações de arquitetos. Com isso, pensamos em uma ferramenta que nos levasse a este objetivo: estimular estudantes e recém-formados em Arquitetura e Urbanismo a participarem de concursos.

E assim foi criada esta plataforma, que visa o lançamento periódico de concurso de ideias de projetos em arquitetura. A CONCURSO ARQUITETURA propor temas com as principais inclinações contemporâneas da arquitetura. Ao mesmo tempo, a intenção é levar jovens arquitetos a refletirem questões sociais e da própria profissão, de maneira a saírem do lugar comum e proporem novas formas de arquitetar.

QUEM FAZ A CONCURSO ARQUITETURA

A CONCURSO ARQUITETURA lançou seu primeiro concurso em 2017, com o tema de projetar um pavilhão de múltiplo uso para a cidade de Toronto, no Canadá. A proposta surgiu da parceria entre a 44 ARQUITETURA e a SKOPE INTERCÂMBIO CULTURAL, como forma de premiar ideias que expusessem o contexto de uma das cidades mais cosmopolitas do mundo - Toronto.

A 44 ARQUITETURA firmou-se como uma das maiores geradores de conteúdo voltados para o público de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Sucesso nas redes sociais, conta hoje com mais de 800 mil seguidores entre Facebook e Instagram. Sediada no interior do Estado de São Paulo, seus fundadores são os arquitetos e urbanistas Cássio Eduardo Wetterich e Luiz Carlos Lara, além do geógrafo e acadêmico Gregório Luiz Anaconi.

foto

A SKOPE INTERCÂMBIO CULTURAL é uma empresa canadense, especialista em intercâmbios e que já levou milhares de estudantes, ao longo de trinta anos de história, a participarem de programas fundamentados em quatro pilares: linguístico, vocacional, social e cultural. A SKOPE fornece programas exclusivos, que permite uma gama única de experiências e conhecimentos com a capacidade de moldar novas visões de mundo aos participantes. Os intercâmbios com foco em arquitetura reúnem dupla-certificação de aulas intensivas de inglês + programa de arquitetura no Canadá e em breve também na Austrália.

O LOGOTIPO

O logotipo da CONCURSO ARQUITETURA foi pensado como forma de ilustrar tudo o que a plataforma representa. A marca simboliza um C, de concurso, junto ao A de Arquitetura. Ou seja, a união entre a carreira com a prática de participar de concursos de ideias e projetos. 

As cores de nosso logo representam a diversidade de ideias, a pluralidade de pensamentos como forma de incentivar a construção de uma arquitetura mais criativa e participativa.

OS PRÊMIOS 

A CONCURSO ARQUITETURA acredita que as ideias precisam ser valorizadas. Mas mais do que valorizar, precisam ser premiadas! Por isso, os prêmios de nossos concursos visam favorecer o crescimento profissional e acadêmico dos ganhadores. Este é o maior objetivo: fazer com que os participantes cresçam, seja participando do sensacional programa de intercâmbio no Canadá ou com ferramentas que irão auxiliar no dia-a-dia de trabalho ou estudante.

foto

 

Claro que ganhar o concurso é importante! Mas a própria participação em concursos só traz vantagens, como o incremento no portfólio, o ganho de experiência para edições futuras ou outros concursos (inclusive concursos públicos), a certificação que colabora com o desempenho na faculdade, e por óbvio, o chamado “colocar a mão na massa” – ou seja, projetar, criar, estimular as ideias.

OS PARCEIROS

A CONCURSO ARQUITETURA tem parceria com a TSA – Toronto Society of Architects, instituição centenária do Canadá formada por profissionais e outros interessados e arquitetura e no desenvolvimento urbano. A TSA preza pelo conhecimento técnico, multidisciplinar e preocupação social.

A parceria também está presente com o renomado escritório Atelier Daniel Corsi. O arquiteto já recebeu diversos prêmios e possui suas obras expostas tanto no Brasil quanto no exterior. A obra concluída do Fórum Trabalhista de Goiânia é coleção permanente DAM - Deutsches Architekturmuseum em Frankfurt, Alemanha.

Tanto o Atelier Daniel Corsi quanto a TSA fazem parte de nosso corpo de jurados, avaliando cada uma das melhores propostas na fase final dos concursos.

Quer ser parceiro da CONCURSO ARQUITETURA? Entre em contato conosco por contato@concursoarquitetura.com.br. 

OS JURADOS

A preocupação da plataforma é que as propostas sejam avaliadas por um júri de peso. Com isso, os trabalhos aprovados para a avaliação final são avaliados por acadêmicos e profissionais respeitados, premiados e com larga experiência em projetar – e avaliar projetos.

foto

Marta Bogéa professora doutora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, com experiência em arquitetura e arte e ênfase em Teoria e Projeto. Atua em temas como: arquitetura, artes e cidades contemporâneas.

César Elias é mestre pela PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e é docente há duas décadas no curso de Arquitetura e Urbanismo. Passou por universidades como UNESP, UFV e UNIFAL. Atualmente é professor da Universidade de Araraquara e atua em áreas como Teoria da Arquitetura Contemporânea, Projeto de Arquitetura e Plástica.

Daniel Corsi faz parte do escritório Corsi Hirano Arquitetos. É também professor da FAU- Mackenzie e da Escola da Cidade em São Paulo. Foi premiado e diversos concursos públicos nacionais e internacionais e possui projetos expostos de forma permanente na Alemanha.

Jöel Leon é arquiteto e pesquisador membro da TSA (Toronto Society of Architects), possui ampla experiência e base de atuação em projetos intercomunitários. Mestre em Arquitetura pela Universidade de Toronto e ganhador de numerosos prêmios durante a graduação, incluindo Alpha Rho Chi Medal e a premiação do Royal Architectural Institute of Canada Honour Roll.

A CONCURSO ARQUITETURA pretende manter e ampliar sua base de jurados com a qualificação necessária para que possa avaliar de forma precisa e em sintonia com os objetivos de fomentar e  valorizar ideias, colaborando por uma arquitetura mais criativa, inovadora e transformadora.

foto