/** PIXELS **/ /** PIXELS **/


SAIBA TUDO O QUE ROLOU NO CONCURSO 001
O Concurso 001 - Pavilhão Toronto Canadá recebeu centenas de propostas e levou o vencedor Oliver Uszkurat ao intercâmbio de um mês no Canadá

Em 2017, a Concurso Arquitetura lançou seu primeiro concurso de ideias para estudantes e profissionais recém-formados de Arquitetura, o Concurso 001 – Pavilhão Toronto Canadá. O concurso teve repercussão nacional e envolveu estudantes e jovens arquitetos dos quatro cantos do país.

Ao todo foram 418 propostas recebidas, sendo 20 delas aprovadas para a etapa final. Vale lembrar que o prêmio principal da competição foi um incrível programa de intercâmbio com a certificação INGLÊS + ARQUITETURA realizado pela SKOPE INTERCÂMBIO CULTURAL com duração de quatro semanas no Canadá.

AS ETAPAS

O Concurso 001 – Pavilhão Toronto Canadá abriu as inscrições em 07 de novembro de 2017. Os interessados puderam fazer a inscrição por meio do site www.concursoarquitetura.com.br até a data do dia 22 de dezembro de 2017. A data limite para entrega das propostas foi até o dia 30 de dezembro de 2017.

Todas as propostas recebidas passaram pela pré-avaliação, em que consistia na verificação do atendimento dos requisitos exigidos pelos participantes em edital. Após isso, todas as propostas passaram pela avaliação primária, sendo avaliadas. As vinte propostas mais bem avaliadas foram divulgadas no dia 20 de janeiro de 2018 com aprovação para a avaliação final.

Na avaliação final, um corpo de jurados de renome nacional e internacional avaliou as propostas finalistas. Então, no dia 08 de fevereiro de 2018 a Concurso Arquitetura anunciou os três vencedores, as propostas com menção honrosa  e a posição dos finalistas.

Todos os participantes do concurso receberam individualmente sua nota na competição e também o certificado de participação.

O JÚRI

O júri do Concurso 001 – Pavilhão Toronto Canadá foi composto por acadêmicos e profissionais de renome na Arquitetura e Urbanismo, sendo três brasileiros e um canadense.

Dentre os jurados brasileiros, participaram:

Marta Bogéa: professora doutora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, com experiência em arquitetura e arte e ênfase em Teoria e Projeto. Atua em temas como: arquitetura, artes e cidades contemporâneas.

César Elias: é mestre pela PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e é docente há duas décadas no curso de Arquitetura e Urbanismo. Passou por universidades como UNESP, UFV e UNIFAL. Atualmente é professor da Universidade de Araraquara e atua em áreas como Teoria da Arquitetura Contemporânea, Projeto de Arquitetura e Plástica.

Daniel Corsi: faz parte do escritório Atelier Daniel Corsi. É também professor da FAU- Mackenzie e da Escola da Cidade em São Paulo. Foi premiado e diversos concursos públicos nacionais e internacionais e possui projetos expostos de forma permanente na Alemanha.

Joël Leon: é arquiteto, pesquisador e membro da TSA (Toronto Society of Architects), possui ampla experiência e base de atuação em projetos intercomunitários. Mestre em Arquitetura pela Universidade de Toronto e ganhador de numerosos prêmios durante a graduação, incluindo Alpha Rho Chi Medal e a premiação do Royal Architectural Institute of Canada Honour Roll.

foto

OS PRÊMIOS

O Concurso 001 – Pavilhão Toronto Canadá premiou os três melhores projetos, sendo o prêmio de primeiro lugar um mês de intercâmbio em Toronto no Canadá, com as despesas e passagens aéreas pagas. O intercâmbio contemplou o programa de dupla certificação Inglês + Arquitetura que envolve curso de inglês intensivo com visitas a ícones arquitetônicos da cidade de Toronto.

Os premiados na segunda e terceira colocação ganharam, respectivamente, uma impressora 3D importada da marca GEEETECH e uma mesa digitalizadora.

foto

VENCEDORES

O autor da proposta mais bem avaliada e ganhador em primeiro lugar foi o curitibano, arquiteto recém-formado Oliver Uszkurat. O jovem de 23 anos construiu um projeto que pavilhão que, segundo os jurados “supera a mera atribuição expositiva e reinventa a paisagem”, apreciaram ainda a estrutura e a forma delicada como citou o país

foto

Proposta vencedora em primeiro lugar no Concurso 001 - Pavilhão Toronto Canadá

Oliver Uszkurat viajou a Toronto em 28 de junho de 2018 e retornou ao Brasil no final do mesmo mês, participando com as despesas e as passagens aéreas pagas do incrível programa de intercâmbio Inglês + Arquitetura promovido pela SKOPE INTERCÂMBIO CULTURAL.

Maria Izabel Feitosa Barbosa, de Mauá/SP e estudante da Fundação Santo André foi a vencedora em segundo lugar e recebeu a super impressora 3D importada.

O recém-formado Hezrom Marques Aguilera de Manaus teve a proposta com a terceira melhor nota e ganhou uma mesa digitalizadora que irá facilitar seus trabalhos e jornada profissional.

Outras quatro propostas receberam menção honrosa da participação no concurso.

Quer saber mais? Clique em Concursos Anteriores.

A Concurso Arquitetura avalia que o concurso permitiu com que muitos estudantes e arquitetos recém-formados pudessem estimular seus potenciais criativos. Foram mais de 400 propostas, que demonstraram o interesse, a pesquisa e o trabalho de todos os candidatos.

A participação vai muito além de ser premiado. Sem dúvida, esta competição acrescentou a habilidade de projetar, de forma mais dinâmica e acurada e demonstrou o quão importante é a participação em concursos acadêmicos de ideias de projetos.

Por isso, parabenizamos mais uma vez, além dos vencedores, todos os participantes e os aguardamos nas próximas edições.