/** PIXELS **/ /** PIXELS **/


VENCEDOR DO CONCURSO 001 E SUA EXPERIÊNCIA NO CANADÁ
Oliver Uszkurat conta um pouco mais sobre sua participação no concurso, o projeto e sua participação no intercâmbio com as despesas pagas

Oliver Uszkurat, 23 anos, curitibano e recém-formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Positivo. Esse é o perfil do jovem arquiteto que venceu um dos mais importantes concursos de arquitetura realizados em 2017, o Concurso 001 – PAVILHÃO TORONTO CANADÁ.

A proposta de Oliver ficou em primeiro lugar ao concorrer com outras 417, obtendo nota 10 em todos os quesitos de avaliação. Com isso, ele foi premiado a participar do programa de intercâmbio Inglês + Arquitetura em Toronto no Canadá. O programa é realizado pela SKOPE INTERCÂMBIO CULTURAL, tem duração de um mês e teve todas as despesas pagas.

Segundo Oliver, ao longo de sua graduação ele enfrentou os mesmos desafios que os demais: dúvidas, cansaço e às vezes até desânimo. Mas sua paixão pela arquitetura e também pelo design fez com que ele seguisse adiante.

Quanto ao projeto,  ele  visa ter o menor impacto visual possível, para que o conteúdo exposto se torne o protagonista da obra. A ideia foi criar um espaço que pudesse receber diversas tipologias de intervenções: apresentações pequenas ou grandes; percursos intuitivos; percursos guiados ou apresentações digitais. Além disso, a laje livre proporciona apropriações culturais da cidade.

Participei de concursos somente da metade para o final da graduação, algo que me arrependo muito. Acredito que independente da escala do projeto a ser entregue, a rotina e o processo criativo de um concurso exigem do participante aprender a tomar decisões melhores e mais rápidas. Também acredito que o ganho vai muito além de ser finalista ou ter uma menção honrosa, é um crescimento tanto individual como na questão de trabalho em grupo. - Oliver Uszkurat, vencedor em primeiro lugar do Concurso 001 - Pavilhão Toronto Canadá.

Confira abaixo as principais impressões de Oliver Uszkurat sobre a realização do programa de intercâmbio em Toronto com as despesas pagas!

CONCURSO ARQUITETURA: Como você avalia o programa de intercâmbio Inglês + Arquitetura em Toronto? Conte-nos um pouco sobre suas impressões a respeito das aulas de inglês e também o programa de arquitetura. Qual a contribuição para seu currículo e carreira como arquiteto?  

OLIVER USZKURAT: Excelente! Para quem procura aprender inglês durante a faculdade ou nas férias do trabalho sem deixar de lado o foco na Arquitetura é uma ótima oportunidade. Foi muito interessante que a escola de inglês em Toronto é composta por professores canadenses de diversas áreas de formação, agregando então temas diversos práticos do cotidiano canadense. Além disso, através de uma prova de capacitação, foi possível entrar no nível mais adequado para mim e escolher qual especicialidade no nível avançado eu gostaria de me aprofundar. Acredito que a maior contribuição, além de melhorar muito o curríulo, foi conhecer uma cultura e arquitetura internacional.

CA: Valeu a pena participar do concurso? Que orientação ou dica você daria aos participantes (ou interessados em participar) da próxima edição?  

OLIVER: Com certeza! Independente do resultado, um projeto desenvolvido dessa forma agrega muito ao portfólio. Minha dica seria sempre pesquisar boas referências.

CA: Conte-nos um pouco mais sobre suas quatro semanas em Toronto. Como foi a experiência da hospedagem em homestay?    

OLIVER: O mês que morei em Toronto foi muito bom! Morei em uma casa de família local, em um bairro residêncial afastado do centro. Consegui conhecer diversas regiões da cidade e ver o quão diversificada ela é! A população é composta por mais de 50% de imigrantes, ao sair na rua encontrava muitos portugueses, tailandeses e italianos no bairro que fiquei.

CA: Neste sentido qual orientação você daria ao próximo vencedor ou vencedora do concurso?  

OLIVER: A experiência de morar fora é inesquecível, independente do local, a minha dica é sempre ir de cabeça aberta e pronto para virver novas experiências.

Faça como o Oliver Uszkurat, increva-se no próximo concurso e tenha a possibilidade de ganhar um prêmio incrível e participar do programa de intercâmbio no Canadá com as despesas pagas.