Concurso Arquitetura

CONCURSO 002 - HABITAÇÃO TEMPORÁRIA PARA REFUGIADOS
Concurso para estudantes e recém-formados em Arquitetura e Urbanismo
Baixe o Edital Inscreva-se

Eles foram obrigados a deixar suas casas, as cidades onde moravam, seus países, suas histórias. Esta é a triste situação de mais de 65 milhões de pessoas ao redor do mundo, personagens diretos de uma chocante realidade. Estamos sob a mais grave crise de refugiados desde o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945.

São diferentes os motivos para populações inteiras se deslocarem rumo ao desconhecido, como guerras, perseguições políticas, étnicas ou religiosas, crises econômicas e também condições climáticas adversas. A maioria dos refugiados hoje é composta por pessoas da África ou do Oriente Médio. Segundo a Organização Internacional para Migrações (OIM), apenas em 2017, mais de 60 mil refugiados chegaram à Europa pelo mar. Assim como a guerra civil na Síria, por exemplo, fez com que mais de 5 milhões de pessoas deixassem suas casas e buscassem refúgio nos mais diferentes países ao redor do mundo.

foto

Nós também convivemos com uma situação próxima e delicada. Milhares de migrantes venezuelanos cruzam a fronteira junto ao Brasil e de outros países vizinhos, fugindo do desemprego e da falta de perspectiva econômica. Seja na Europa, no Brasil ou outros lugares, essas pessoas vivem, sobretudo, como nômades e em condições nitidamente precárias.

Engana-se quem pensa que a situação melhora nos acampamentos. Muitos deles são incapazes de prover o mínimo de subsistência a fim de garantir o essencial: a dignidade da pessoa humana. Nesse contexto, a importância social do trabalho de um arquiteto ganha força, visibilidade e possibilidade de fazer a diferença.

foto

 

foto

Com o objetivo de provocar jovens arquitetos a refletirem sobre um tema sensível e atual, a CONCURSO ARQUITETURA convida você, estudante ou recém-formado em Arquitetura e Urbanismo, a propor uma habitação temporária para refugiados. A solução deve proporcionar requisitos mínimos a uma vida digna e responder às necessidades mais imediatas dos habitantes. Além disso, é importante que possa transmitir aos usuários já tão vulneráveis, a sensação de proteção e acolhimento.

O participante irá projetar um modelo de habitação com até 25m². Apesar de o projeto representar uma única moradia, ela deve ser pensada de forma a ser replicada, com o intuito de atender ao maior número de pessoas. Fica ainda ao critério do (a) participante designar ou não um local específico (cidade, país ou região), assim como se a habitação será fixa ou móvel.

Criatividade, empatia e vontade de mudança por meio de uma boa ideia serão as chaves para este exercício. Participe e faça a diferença!

O concurso 002 - HABITAÇÃO TEMPORÁRIA PARA REFUGIADOS conta com a parceria da TSA - Toronto Society of Architects e da plataforma europeia Architecture for Refugees. 

foto

Basta você ser estudante de qualquer período ou recém-formado com no máximo 1 (um) ano de formação no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo em instituição de ensino exclusivamente brasileira. A taxa de inscrição para a participação é de R$ 35,00. As inscrições são individuais. 

foto

 

Leia no edital as informações detalhadas sobre os requisitos de participação.

 

foto

1ª COLOCAÇÃO: Programa de Intercâmbio Inglês + Arquitetura promovido pela SKOPE INTERCÂMBIO CULTURAL com duração de um mês em Toronto no Canadá a ser realizado em julho de 2019 + certificado de participação + divulgação em sites, blogs e canais dos organizadores e parceiros.

2ª COLOCAÇÃO: Uma super impressora, com impressão A3 para facilitar seus trabalhos profissionais ou na faculdade + certificado de participação + divulgação em sites, blogs e canais dos organizadores e parceiros.

3ª COLOCAÇÃO: Uma mesa digitalizadora para deixar seus desenhos e rascunhos arquitetônicos ainda mais incríveis + certificado de participação + divulgação em sites, blogs e canais dos organizadores e parceiros.

As propostas que ficarem em 4ª, 5ª ou 6ª colocação receberão menção honrosa de participação. Todos os participantes do concurso terão direito ao certificado. 

foto

Leia no edital as informações detalhadas sobre os prêmios!

foto

CESAR ELIAS: Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade de São Paulo. É mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua há vinte anos no mercado de trabalho e já participou de diversos congressos nacionais e internacionais. É docente de ensino superior há dezoito anos. Atualmente, professor no curso de Design de Interiores no SENAC – São Carlos e de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Araraquara e Centro Universitário Moura Lacerda em Ribeirão Preto.

DANIEL CORSI: Arquiteto e urbanista, graduado pela FAU-Mackenzie e Mestre pela FAU-USP. Professor da FAU-Mackenzie e Escola da Cidade. Premiado em diversos concursos públicos nacionais e internacionais. Seus projetos já foram expostos no Brasil e no exterior, incluindo a 12ª. e a 14ª Mostra Internazionale di Architettura della Biennale di Venezia (2010 e 2014) e o DAM - Deutsches Architekturmuseum em Frankfurt (2013), onde sua obra concluída do Fórum Trabalhista em Goiânia passou a integrar a coleção permanente. É proprietário do escritório Atelier Daniel Corsi em São Paulo. 

MARTA BOGÉA: Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal do Espírito Santo. É mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, com tese publicada sob titulo Cidade Errante: Arquitetura em movimento pela Editora Senac (2009). Professora no Departamento de Projeto da FAU-USP. Tem experiência na área de Arquitetura e Arte, com ênfase em Teoria e Projeto, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, arte, cidades contemporâneas.

JOËL LEÓN: Mestre em Arquitetura pela Universidade de Toronto é ganhador de inúmeros prêmios durante a graduação. Seu trabalho é voltado para a intersecção entre arquitetura e política, lidando com questões de identidade, propriedade e governança. Seus projetos são de natureza holística integrando arquitetura, paisagem, arte com personagens e histórias locais. Joël se esforça para promover a conscientização pública sobre o impacto dos projetos no cotidiano, ajudando a construir um diálogo entre o público e a profissão arquitetônica. 

foto

foto

07/12/2018 – LANÇAMENTO OFICIAL E ABERTURA DAS INSCRIÇÕES

21/01/2019 – ENCERRAMENTO DAS INSCRIÇÕES

31/01/2019 – DATA LIMITE DE ENVIO DOS PROJETOS

19/02/2019 – DIVULGAÇÃO DOS VENCEDORES
 

BAIXE O EDITAL, LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E INSCREVA-SE! ESTA PODE SER A SUA CHANCE DE REALIZAR UM GRANDE SONHO ATRAVÉS DE UMA BOA IDEIA.

Se ainda tiver dúvidas, clique em FAQ na parte superior ou encaminhe para contato@concursoarquitetura.com.br.