FAQ - Perguntas e Respostas

Este espaço é destinado para que interessados e participantes dos concursos possam esclarecer suas dúvidas. As dúvidas recebidas pelo e-mail contato@concurso arquitetura.com.br serão respondidas neste espaço. Antes de enviar sua dúvida, é importante verificar se alguma pergunta igual ou semelhante já foi respondida aqui. 

ATENÇÃO: informações disponibilizadas em 29/01/19.

a) - e-mails relatando dificuldades técnicas para envio da proposta e documentos só serão considerados caso recebidos até a data do dia 31/01/19. E-mails encaminhados após essa data não serão levados em consideração.

b) - evite submeter sua proposta/documento nas últimas horas do dia 31/01/19, pois o sistema pode estar congestionado e com lentidão, eventualmente prejudicando o envio dos arquivos. O prazo não será prorrogado por dificuldades técnicas pontuais, somente em caso de problema generalizado do site. 

QUANDO TENTO ANEXAR MEUS ARQUIVOS, A PÁGINA FICA EM BRANCO OU ATUALIZA E NADA ACONTECE. - esclarecida em 23/01/19

O participante obrigatoriamente deverá verificar se o arquivo do projeto está em formato JPG e se o documento comprobatório está em PDF. Além disso, é necessário observar o tamanho do arquivo que, não pode ultrapassar os 5MB. Entretanto, mesmo que o arquivo demonstre estar com 5MB, é indicado ao participante clicar com o botão direito sobre o arquivo e depois em "Propriedades". 

Observe que na imagem 01, apesar de indicar 4,97MB, entre parênteses é o local onde especifica o tamanho exato do arquivo. Podemos observar que o tamanho ultrapassa, portanto, os 5 milhões de bytes, o que equivale aos 5MB reais. 

Na imagem 02, é indicado entre parentes o tamanho está inferior a 5 milhões de bytes, sendo assim, o tamanho está dentro do ideal e o arquivo será aceito sem problemas.

foto

COMO SEI SE MEU PROJETO FOI ENVIADO CORRETAMENTE? - esclarecido em 25/01/2019

Caso após anexar os arquivos, estiverem como na imagem abaixo, seu projeto e documento foram enviados de forma correta. Aconselhamos sempre a clicar em download para certificar-se de que tenha anexado o arquivo correto. O "x" em vermelho serve para excluir os arquivos - ele constará somente em um dos quadros mas serve para os dois. Lembrando que, os dois arquivos deverão ser anexados novamente juntos, até o limite das 23:59h de 31/01/19. Como o participante tem a possibilidade de excluir e reincluir os documentos, um e-mail de confirmação será encaminhado somente após a data limite de envio.
Caso após enviar o projeto, em sua tela constar exatamente como na imagem abaixo, o envio ocorreu com sucesso. 

foto

PARA FAZER A INSCRIÇÃO NO CONCURSO É PRECISO REALIZAR UM CADASTRO? - esclarecido em 07/12/18

Sim, o interessado (a) em participar do concurso deverá realizar o cadastro na plataforma com a finalidade de criar seu espaço de usuário. Dentro do espaço é possível realizar a inscrição no concurso e efetuar o pagamento da respectiva taxa.

O CONCURSO É EM GRUPO OU INDIVIDUAL - esclarecido em 07/12/18

O concurso 002 – Habitação Temporária para Refugiados é individual.

SOU ESTUDANTE DE ARQUITETURA, PORÉM, COM A MATRÍCULA TRANCADA. POSSO PARTICIPAR? - esclarecido em 07/12/18

Pode participar somente estudantes que possam comprovar a condição de alunos regularmente matriculado no curso de Arquitetura e Urbanismo no segundo semestre de 2018.

TERMINEI A FACULDADE EM 2017, POSSO PARTICIPAR? - esclarecido em 07/12/18

Se a conclusão do curso foi em dezembro de 2017, está apto(a) a participar. 

QUANDO DEVO ENVIAR O DOCUMENTO DE COMPROVAÇÃO ACADÊMICA? ANTES OU DEPOIS DE EFETUAR O PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO? - esclarecido em 07/12/18

O documento de comprovação deve ser encaminhado após o pagamento da taxa de inscrição na área de usuário liberada ao participante. É preciso ficar atento que o comprovante deverá ser enviado junto com o projeto - ou seja, os dois arquivos ao mesmo tempo até a data limite de 31 de janeiro de 2019. Atenção: caso seja preciso excluir o arquivo do projeto, o arquivo do documento será excluído junto, devendo então os dois serem anexados novamente até a data limite. 

PODEM PARTICIPAR ESTUDANTES DE ENGENHARIA CIVIL OU DESIGN DE INTERIORES? - esclarecido em 07/12/18

Não. A participação é restrita a estudantes de graduação ou recém-formados exclusivamente no curso superior de Arquitetura e Urbanismo.

TODOS OS PARTICIPANTES TERÃO DIREITO AO CERTIFICADO? - esclarecido em 07/12/18

Sim, todos os participantes que entregarem suas propostas e forem aprovadas na análise de requisitos (saiba mais no edital) terão certificado de participação no Concurso 002 – Habitação Temporária para Refugiados.

MEU PROJETO PODE SER FEITO A MÃO LIVRE? - esclarecido em 10/12/18

Fica a livre escolha do participante fazer o projeto nas opções abaixo:

- apresentação em 3D em maquete eletrônica;

- desenho a mão livre (colorido ou em preto e branco);

- montagens fotográficas (Photoshop ou outros).

EVENTUAIS COBERTURAS DEVEM CONSTAR DENTRO DO LIMITE DE 25 M² OU PODE HAVER ALGUMA TRANSPOSIÇÃO? - esclarecido em 10/12/18

Na página 7 do edital há uma imagem ilustrativa sobre esta dúvida.

O ATESTADO DE MATRÍCULA EMITIDO ELETRÔNICAMENTE PELO SITE DA FACULDADE É ACEITO? - esclarecido em 11/12/18

Sim, o participante poderá anexar o certificado de matrícula emitido e autenticado eletrônicamente pelo sistema da faculdade/universidade.

PRECISO PENSAR EM MEU PROJETO COMO RESOLVER OS PROBLEMAS DE FORNECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTO DO LOCAL DE IMPLANTAÇÃO? OU DEVO PROJETAR PENSANDO QUE A INFRAESTRUTURA BÁSICA DO LOCAL JÁ SEJA FORNECIDA - esclarecido em 12/12/18

Não há exigência quanto a ser pensado soluções dos problemas de infra-estrutura do campo. O objetivo do concurso é projetar uma unidade habitacional modelo com a finalidade proposta. Por conta disso, não há exigência quanto ao local, país ou região a ser implantado, ficando a livre decisão do participante, podendo, inclusive, ser efêmero ou que nenhum local seja especificado. O participante, porém, se preferir,  fica livre para fazer os detalhamentos necessários ao contexto de sua proposta caso tenha especificado um local.

Entretanto, o que será avaliado é o que esteja inserido no projeto arquitetônico da habitação modelo, conforme exigido em edital.

NÃO CONSIGO OBTER A SEGUNDA VIA DO BOLETO PELO SITE - esclarecido em 12/12/18

O participante receberá a segunda via do boleto no e-mail cadastrado sempre um dia após a data de vencimento do boleto. Caso já tenha efetuado o pagamento, deverá desconsiderar a segunda via. Caso nao receba, deve entrar em contato por e-mail. 

MEU PAGAMENTO POR CARTÃO DE CRÉDITO FOI RECUSADO E NÃO CONSIGO PAGAR. COMO DEVO PROCEDER? - esclarecido em 12/12/18

Nesse caso, obrigatoriamente deverá entrar em contato por e-mail por: contato@concursoarquitetura.com.br.

CASO OPTE POR REPRESENTAÇÃO A MÃO LIVRE É NECESSÁRIA A PLANTA BAIXA E CORTES - esclarecido em 12/12/18

É fundamental a apresentação da planta baixa e cortes para leitura e compreensão do projeto, independente da forma escolhida para apresentação (mão livre, maquete eletrônica ou outros). 

OS TEXTOS DO PROJETO DEVEM CONSTAR NA PRANCHA OU EM ARQUIVO ANEXO? - esclarecido em 12/12/18

Tudo que o participante julgue necessário para avaliação em seu projeto deve constar na prancha em tamanho A1. Isso inclui imagens e textos, o participante não deverá encaminhar nenhum tipo de anexo ou prancha além da solicitada. 

NO MOMENTO SOU ESTUDANTE, MAS ATÉ JANEIRO SEREI RECÉM-FORMADO (A), QUAL SITUAÇÃO ACADÊMICA INFORMO? - esclarecido em 13/12/18

O documento de comprovação acadêmica deve ser anexado junto com o projeto até a data limite de 31 de janeiro de 2019. O participante pode, até essa data, alterar sua situação acadêmica na área de usuário. Portanto, mesmo que o cadastro inicial tenha sido como estudante, se até a data limite já tiver o documento que comprove a situação de recém-formado, poderá fazer esta alteração. 

POSSO UTILIZAR QR-CODE COM IMAGENS E VÍDEOS EM MEU PROJETO? - esclarecido em 12/12/18

Não é permitido o uso de ferramentas desse tipo. O que será avaliado é o trabalho na prancha A1 conforme especificação da página 12 do edital. 

DEVO PROJETAR O BANHEIRO DA HABITAÇÃO PARA PNE? - esclarecido em 13/12/18

Não há uma exigência direta quanto ao banheiro ser ou não PNE, vai depender do critério utilizado pelo participante em sua proposta. No entanto, é preciso lembrar que acessibilidade, de forma geral, é um dos quesitos de avaliação exigidos no edital, conforme página 8.

NO CRONOGRAMA GERAL DO EDITAL, CONSTA DATA LIMITE PARA ENTREGA DO PROJETO E DOCUMENTO DE COMPROVAÇÃO ACADÊMICA ATÉ 31/01/19, PORÉM NA ÁREA DE USUÁRIO INFORMA 21/01/19, QUAL DATA CONSIDERO? - esclarecido em 13/12/18

Considere a data constante no edital. O erro na área de usuário foi corrigido.

ÁREAS EXTERNAS COM PISO E SEM COBERTURAS É CONTABILIZADO NA ÁREA TOTAL DO PROJETO? - esclarecido em 13/12/18

Não, somente áreas com coberturas conforme ilustração da página 7 do edital.

EXISTE ALGUMA ESPECIFICAÇÃO QUANTO AO TIPO DE ESCADA E ESPESSURA DOS DEGRAUS? - esclarecido em 13/12/18

O participante é livre para definir as características da escada que melhor se adequem ao seu projeto. 

POSSO FAZER UMA ÁREA DE CONVIVÊNCIA E ALIMENTAÇÃO EXTERNA E RESERVAR A ÁREA DE 25 M² PARA DORMITÓRIO A SANITÁRIO? - esclarecido em 13/12/18

A proposta é de um modelo de habitação com até 25 m², sendo assim, tudo o que for pensado deve estar dentro da área exigida. Uma área de alimentação e de convivência externa ao proposto não se adequa, portanto, ao solicitado. 

ESTOU PESQUISANDO DIVERSAS REFERÊNCIAS PARA MEU PROJETO PARA A HABITAÇÃO TEMPORÁRIA PARA REFUGIADOS E ENCONTREI DIVERSAS SOLUÇÕES JÁ CRIADAS QUE SÃO MUITO EFICIENTES. MINHA DÚVIDA É: POSSO AGREGAR TAIS SOLUÇÕES EM MEU PROJETO CONTANTO QUE EU LHES DÊ O DEVIDO CRÉDITO OU ELAS SERÃO CONSIDERADAS PLÁGIO/IRREGULARES? - Esclarecido em 18/12/18

Inspirações para os projetos são sempre muito bem-vindas. Agregar soluções já desenvolvidos por outras referências da arquitetura não são configuradas como plágio, desde que bem contextualizadas em seu próprio projeto. O ideal, se julgar pertinente, é citar as referências textualmente.

Pode ser considerado plágio ou cópia quando um trabalho torna-se idêntico projetualmente em diversos aspectos diante a um trabalho anterior.  

O PÉ DIREITO MÁXIMO EM 5 METROS INCLUI A PARTE EXTERNA DO TELHADO? - esclarecido em 19/12/18

Não. A limitação máxima em 5 metros de altura corresponde ao espaço interno. A altura do telhado fica a critério do participante de acordo com o contexto de seu projeto. 

TODO O MÓDULO DA HABITAÇÃO PRECISA SER ACESSÍVEL? O BANHEIRO E TODA A CIRCULAÇÃO? - esclarecido em 20/12/18

De acordo com o edital, a acessbilidade deverá ser observada dentro do quesito funcionalidade. No entanto, compete aos participantes contextualizar a melhor forma sobre como será aplicada a acessibilidade na proposta. Lembrando que na avaliação, será levado em consideração nesse quesito, a harmonia do conjunto geral de funcionalidade, incluso a acessibilidade. 

NO PROJETO PODE HAVER MAIS DE UMA TIPOLOGIA DE HABITAÇÃO OU UM ÚNICO TIPO? - esclarecido em 20/12/18

O edital estabelece que deve ser projetado um único modelo de habitação. 

O BEIRAL É CONTABILIZADO COMO ÁREA COBERTA DENTRO DOS 25 M² EXIGIDOS? - esclarecido em 06/01/2019

Beiral com até 1 metro não contabiliza no cálculo de 25 m².

O BARRILETE E A CAIXA D´ÁGUA PODEM FICAR ACIMA DOS 5M? - esclarecido em 15/01/19.

Os 5 metros de pé direito são considerados apenas na parte interna da habitação. 

AS ESCADAS SÃO CALCULADAS NO LIMITE DE 12,50 METROS DO PAVIMENTO SUPERIOR? - esclarecido em 15/01/2019

Toda a área da escada deve ser contabilizada no pavimento inferior, obedecendo o limite máximo permitido.

O QUE VAI DETERMINAR SE UMA CAMA DESMONTÁVEL, COM CERTA DISTÂNCIA DO PISO, É CARACTERIZADO COMO PAVIMENTO SUPERIOR? - esclarecido em 16/01/2019.

Cabe ao participante especificar no projeto que trata-se de uma cama móvel e não de pavimento superior para que os avaliadores/julgados não possam interpretar de forma diferente. 

AS PAREDES ESTÃO INCLUÍDAS NA ÁREA TOTAL DO PROJETO? - esclarecido em 17/01/2019.

Deve-se incluir o perímetro externo das paredes na área de 25 m².

É PRECISO CONSIDERAR CAIXAS D´ÁGUAS NAS HABITAÇÕES? esclarecido em 17/01/2019

Fica a critério do participante inserir equipamentos e soluções conforme sua proposta

CASO UTILIZAR IDEIAS DE ARTIGOS E LIVROS, COMO CITÁ-LOS? esclarecido em 17/01/2019

O participante deverá inserir como nota de rodapé do texto.

EXISTE UM TIPO DE FONTE E TAMANHO DAS INFORMAÇÕES NA PRANCHA? - esclarecido em 20/01/19

Não, fica a critério do participante definir.

REALIZEI A INSCRIÇÃO NO ÚLTIMO DIA. POSSO EFETUAR O PAGAMENTO POSTERIORMENTE? - esclarecido em 21/01/19.

Sim, o participante pode efetuar o pagamento da taxa de inscrição até a data de vencimento, porém, não poderá gerar uma segunda via.

A PRANCHA DO PROJETO (A1) PODE SER EM ORIENTAÇÃO RETRATO? - esclarecido em 21/01/19.

Conforme especificado em edital, a prancha do projeto pode ser apenas em orientação paisagem.

NO EDITAL CONSTA QUE O NÚMERO DE INSCRIÇÃO CORRESPONDE A 6 DÍGITOS, ENTRETANTO O NÚMERO GERADO É DE 7 DÍGITOS - esclarecido em 23/01/2019.

O número de inscrição contém 7 dígitos, sempre iniciados por CA + sete algarismos numéricos iniciados por 000.Exemplo: CA0001111